Exame estreptococo (exame do cotonete) na gravidez: Vejam sobre!

Mamãe já ouviu falar de Estreptococos B?

O Estreptococos do grupo B é uma bactéria que com frequência existe no intestino das pessoas. Essas bactérias podem acabar “colonizando” a vagina da mulher e com isso ocorre o risco de transmissão ao bebê durante o parto.

Apesar de ser encontrado habitualmente na região genital feminina, o Estreptococos do grupo B não é uma DST.

Entre a 35ª e 37ª semanas de gestação os obstetras fazem o exame do cotonete, que consiste na obtenção de material da vagina e do ânus com uma espécie de cotonete para pesquisar a presença do Estreptococos do grupo B.A coleta do material vaginal e retal é indolor e o resultado fica pronto em 2 ou 3 dias. Não é recomendado banho ou higiene íntima antes da coleta.

Se o exame for positivo, significa que a mãe está colonizada. De forma imediata, porém, não há risco elevado nem para a mãe nem para o feto, pois a contaminação do bebê ocorre, na imensa maioria dos casos, somente no momento do parto. Estar colonizada pelo Streptococcus agalactiae significa apenas que será necessária a administração de antibiótico durante o parto para impedir a transmissão da bactéria para o feto.


TRATAMENTO DO ESTREPTOCOCOS DO GRUPO B
Toda mulher com teste do cotonete positivo deve ser tratada com antibióticos no momento do parto. Sem antibióticos, cerca de 1 em cada 200 bebês fica doente com o Streptococcus agalactiae. Com o uso de antibióticos, a incidência cai para 1 em cada 4000 recém-nascidos, tornando, atualmente, a infecção neonatal pelo Estreptococos do grupo B um evento raro.

O antibiótico é administrado por via venosa durante o trabalho de parto. Os dois mais usados são a penicilina ou a ampicilina, que devem ser administradas a cada 4 horas até o nascimento do bebê.

O tratamento com antibióticos não precisa ser feito se o parto for cesariano e não houver rompimento da bolsa d’água. Neste caso, não há risco das bactérias presentes no canal vaginal chegarem até o bebê. Entretanto, se a bolsa romper antes da cesariana ser iniciada, a administração de antibiótico está indicada.

Tanto a ampicilina quanto a penicilina são antibióticos seguros para o bebê.

Então mamãe agora que você já sabe sobre o exame do cotonete não deixe de conversar com seu médico sobre esse assunto.

via: mdsaude
COMPARTILHE:

G+