Qual é a explicação para isso? Para comprovar que arrumar a cama pode ser prejudicial para a saúde, os pesquisadores revelaram que o ato de colocar perfeitamente os lençóis e a coberta cria um ambiente perfeito para que os ácaros se instalem e prolonguem suas vidas. Concretamente, eles destacam que quando fazemos a cama estamos cobrindo os ácaros e aracnídeos que habitam nos lençóis, contribuindo para aumentar sua expectativa de vida. Mesmo que não consigamos perceber, os lençóis e colchas têm umidade e calor, que se geram devido ao suor que produzimos quando dormimos. Essa umidade, somada à pouca ventilação, cria o lar perfeito para os ácaros, que podem prolongar facilmente suas vidas durante muito tempo sem percebermos. Ao propiciar um ambiente perfeito para os ácaros estamos sujeitos a sofrer de asma, eczemas ou dermatite, febre do feno crônica, diferentes tipos de alergias respiratórias e inclusive insônia. De fato, as pesquisas demonstraram que uma cama arrumada pode ser o lar de até 1,5 milhões de ácaros, por isso corremos o risco de desenvolver algumas dessas doenças. Stephen Pretlove, líder da equipe de pesquisadores que publicou o estudo, afirmou que para evitar as doenças causadas pelos ácaros o melhor é combatê-los, evitando arrumar a cama assim que levantamos.
Quando não arrumamos a cama os ácaros podem ser eliminados com mais facilidade, principalmente se permitimos que a ventilação entre em nosso quarto. Os ácaros podem ser eliminados com ar fresco e exposição ao sol,ou seja, para evitar que se proliferem em nossa cama o ideal é deixar os lençóis guardados e abrir as janelas do quarto. Pretlove também revelou que muitos insetos e pragas podem ser eliminados com diferentes produtos de limpeza e utilizando um aspirador. Porém, esclareceu que os ácaros podem ser eliminados dessa forma, assim recomendou ventilar com frequência o quarto, lavar os lençóis e cobertas regularmente e principalmente, os expor ao sol. Para concluir, o pesquisador demonstrou que essas descobertas podem ser a chave para a prevenção de doenças alérgicas ou similares, o que poderia ajudar em seu tratamento.
Portanto, quem não costuma fazer a cama, agora não tem desculpa. E aqueles que o fazem com frequência, principalmente depois de levantar, deveriam começar a considerar essas recomendações para evitar a proliferação e expectativa de vida dos ácaros com a finalidade de prevenir as doenças mencionadas.